Programa de Pós-Graduação em Sociologia UnB
O programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB completou, em 2020, cinquenta anos de atividades ininterruptas com formação e pesquisa de excelência na área de sociologia. Falar de nossa pós-graduação é mergulhar na própria história de fundação da Universidade, idealizada pelo educador e antropólogo Darcy Ribeiro, desde sempre dedicada a valorizar as ciências humanas e sociais como centrais para a compreensão das complexidades do Brasil e do mundo.
É interessante destacar que a criação do Mestrado disciplinar em Sociologia é anterior a própria criação do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, tal como conhecemos hoje. O nascimento de nossa pós-graduação, contando com um dos primeiros mestrados em sociologia no Brasil, remonta ao início da década de 1970, tendo angariado apoio da Fundação Ford para a sua fundação. Apesar do aflitivo contexto político da época, marcada pela ditadura cívico-militar que resultou em forte perseguição política a outros importantes centros de sociologia do país, foi possível criar um Programa de Pós-Graduação que se tornou referência nacional na formação de cientistas sociais.
O programa de Doutorado em Sociologia iniciou suas atividades no ano de 1984, seguido pela criação da prestigiada Revista Sociedade & Estado, ambos com grande influência no campo das ciências sociais nacionais e de lá para cá, ultrapassamos, no último ano, a marca de 315 teses e 439 dissertações defendidas por nossos egressos.
Em 2014, os Departamentos de Sociologia e de Antropologia transferiram-se das dependências do “Minhocão”, no Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília, para um novo prédio, localizado em frente à “Colina”. A mudança, representou o aumento dos espaços para os Departamentos assim como a melhoria na infraestrutura administrativa do próprio Instituto, das coordenações de graduação e das coordenações de pós-graduação da Sociologia e da Antropologia.
Sempre foi uma característica distintiva da Sociologia da UnB a preocupação com a variedade institucional e temática no recrutamento de seu corpo docente e discente. O PPGSOL, ao longo de quase meio século, tem contado com um fluxo intenso de pesquisadores e professores com diferentes orientações teóricas e epistemológicas, bem como de origens nacionais e internacionais distintas. Some-se a isso a participação sistemática de suas(seus) docentes não apenas em órgãos e agências de fomento do país (CAPES e CNPq) como também nas principais associações científicas brasileiras (ANPOCS, SBS, SBPC).
Ao se considerar o crescente número de docentes, estudantes, núcleos, laboratórios e grupos de pesquisa do PPGSOL, pode-se dizer que uma das principais marcas de nossa instituição é a convivência harmoniosa e criativa entre a diversidade de temáticas e abordagens teórico-metodológicas que compõem as ciências sociais.
compartilhe isso
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DE FARIAS, Edson Silva; TAVOLARO, Sérgio Barreira de Faria. A prática da sociologia na UnB: Da abertura de horizontes intelectuais aos anseios de renovação. Ensino de Sociologia na Graduação: Perspectivas e Desafios, 2017.
COELHO, Maria Francisca Pinheiro; BANDEIRA, Lourdes M.; VELOSO, Mariza. Três olhares, um só foco: a sociologia na Universidade de Brasília. Sociedade e Estado, v. 31, n. SPE, p. 921-938, 2016.
COLLARES, Ana Cristina; TAVOLARO, Sergio BF; ALMEIDA, Tânia Mara C. Sociedade e Estado (S&E): trinta anos de produção científica e pioneirismo na difusão do conhecimento em sociologia no Brasil. Sociedade e Estado, v. 31, n. SPE, p. 939-954, 2016.